Formação em Clínica Comportamental para Terapeutas Iniciantes

Curso prático e introdutório para psicólogos que pretendem atuar em clínica comportamental-cognitiva e tem por objetivos:

oferecer conhecimento básico sobre como iniciar atendimentos na abordagem comportamental-cognitiva e mantê-los com o auxílio de supervisão por terapeuta experiente.

oferecer aulas sobre queixas clínicas mais encontradas em consultório por professores com formação atualizada e experiência de atuação.

indicar leituras fundamentais, para discussão em grupo, bem como orientar para futuros cursos de formação ou especialização mais aprofundados para o aluno que pretender continuar sua formação.

Carga horária total: 40 horas

26 horas de aulas presenciais ou online em tempo real (serão gravadas para acessar por 30 dias)

14 horas de supervisão online de atendimentos

COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

Profa. Dra. Fabíola A. Garcia Serpa CRP 06/57933-2

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Atendimento com crianças – principais queixas de atendimento infantil

Orientação de pais – exemplos de casos, principais objetivos e postura do terapeuta

Análise funcional das queixas terapêuticas

Atuação do terapeuta FAP (Terapia Analítica Funcional)

Utilizando recursos da ACT em casos clínicos

Dificuldades no relacionamento conjugal

Transtornos ansiosos

Transtornos depressivos

Transtorno bipolar e borderline

Transtornos alimentares

Dependência química e abuso de substâncias

Transtorno Obsessivo Compulsivo

 

A programação poderá ser alterada sem prejuízo de conteúdo. As aulas serão ministradas por professores da equipe Interac ou convidados, com formação específica e experiência em atendimentos nas queixas apresentadas nas respectivas aulas.

METODOLOGIA

  1. As aulas acontecerão presencialmente ou online, em tempo real, aos sábados das 10h às 12h. Serão gravadas para o aluno que precisar se ausentar assistir posteriormente. Serão propostas leituras prévias sobre os temas. Para obtenção do certificado os alunos precisarão enviar um exercício escrito sobre cada aula.

  2. Para obtenção do certificado de formação em clínica comportamental, os alunos precisarão ainda atender pelo menos um caso clínico (online ou presencial) ao longo do curso e participar dos encontros de supervisão, que acontecerão em grupos menores de até 4 pessoas, semanalmente, em horários a combinar.

INVESTIMENTO:

Aulas +supervisão: 4 parcelas de R$ 500,00 no cartão de crédito. Desconto de 5% para pagamento à vista. Certificado de curso de Formação em Clínica Comportamental para Terapeutas Iniciantes

Somente aulas: 4 parcelas de R$ 210,00 no cartão de crédito. Desconto de 5% para pagamento à vista. Estudantes de psicologia a partir do 8º semestre podem participar das aulas e terão desconto de 20%. Certificado de curso livre de Introdução à Clínica Comportamental.

 

Contato: (12) 99765-6509

UM POUCO SOBRE NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO

A área de estudo conhecida como Terapia Comportamental ou Análise de Comportamento, passou por várias fases, representadas por enfoques diferentes, desde o início de sua existência.

Especialmente no contexto norte-americano é possível identificar três gerações ou “ondas”:

1ª onda. Terapias de modificação do comportamento e terapias comportamentais – década de 60

2ª onda. Terapias cognitivas e cognitivo-comportamentais (TCC) – década de 70

3ª onda. Terapias comportamentais contextuais

A maior parte dos psicólogos clínicos comportamentais da atualidade não negligencia a importância do estudo de processos cognitivos (encobertos), sob a ótica das “Terapias comportamentais contextuais”. Esse termo surgiu a partir do que Steven Hayes e colegas denominaram Contextualismo Funcional, na década de 90, uma tentativa de retomar conceitos básicos da Análise do Comportamento ampliando conceitos do comportamento verbal para acessar processos linguísticos já abordados pela ciência cognitiva. Assim como no modelo de Skinner, o foco ainda é a função dos comportamentos na interação da pessoa com o ambiente, mas acrescenta-se a compreensão e consequente intervenção em questões, por exemplo, relacionadas à inflexibilidade de pensamentos e julgamentos, intolerância à frustrações e sofrimentos e resistência à mudança. Fazem parte desta terceira geração os modelos da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapias baseadas em Mindfulness (MBCT), Terapia Comportamental Dialética (DBT), Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).