Formação em Clínica Comportamental para Terapeutas Iniciantes
Curso prático e introdutório para psicólogos que pretendem atuar em clínica comportamental-cognitiva e tem por objetivos:
– oferecer conhecimento básico sobre como iniciar atendimentos na abordagem comportamental-cognitiva e mantê-los com o auxílio de supervisão por terapeuta experiente.
– oferecer aulas sobre queixas clínicas mais encontradas em consultório por professores com formação atualizada e experiência de atuação.
– indicar leituras fundamentais, para discussão em grupo, bem como orientar para futuros cursos de formação ou especialização mais aprofundados para o aluno que pretender continuar sua formação.
Carga horária total: 40 horas
26 horas de aulas presenciais ou online em tempo real (serão gravadas para acessar por 30 dias)
14 horas de supervisão online de atendimentos
COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Profa. Dra. Fabíola A. Garcia Serpa CRP 06/57933-2
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Atendimento com crianças – principais queixas de atendimento infantil
Orientação de pais – exemplos de casos, principais objetivos e postura do terapeuta
Análise funcional das queixas terapêuticas
Atuação do terapeuta FAP (Terapia Analítica Funcional)
Utilizando recursos da ACT em casos clínicos
Dificuldades no relacionamento conjugal
Transtornos ansiosos
Transtornos depressivos
Transtorno bipolar e borderline
Transtornos alimentares
Dependência química e abuso de substâncias
Transtorno Obsessivo Compulsivo
A programação poderá ser alterada sem prejuízo de conteúdo. As aulas serão ministradas por professores da equipe Interac ou convidados, com formação específica e experiência em atendimentos nas queixas apresentadas nas respectivas aulas.
METODOLOGIA
As aulas acontecerão presencialmente ou online, em tempo real, aos sábados das 10h às 12h. Serão gravadas para o aluno que precisar se ausentar assistir posteriormente. Serão propostas leituras prévias sobre os temas. Para obtenção do certificado os alunos precisarão enviar um exercício escrito sobre cada aula.
Para obtenção do certificado de formação em clínica comportamental, os alunos precisarão ainda atender pelo menos um caso clínico (online ou presencial) ao longo do curso e participar dos encontros de supervisão, que acontecerão em grupos menores de até 4 pessoas, semanalmente, em horários a combinar.
INVESTIMENTO:
Aulas +supervisão: 4 parcelas de R$ 500,00 no cartão de crédito. Desconto de 5% para pagamento à vista. Certificado de curso de Formação em Clínica Comportamental para Terapeutas Iniciantes
Somente aulas: 4 parcelas de R$ 210,00 no cartão de crédito. Desconto de 5% para pagamento à vista. Estudantes de psicologia a partir do 8º semestre podem participar das aulas e terão desconto de 20%. Certificado de curso livre de Introdução à Clínica Comportamental.
Contato: (12) 99765-6509
UM POUCO SOBRE NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO
A área de estudo conhecida como Terapia Comportamental ou Análise de Comportamento, passou por várias fases, representadas por enfoques diferentes, desde o início de sua existência.
Especialmente no contexto norte-americano é possível identificar três gerações ou “ondas”:
1ª onda. Terapias de modificação do comportamento e terapias comportamentais – década de 60
2ª onda. Terapias cognitivas e cognitivo-comportamentais (TCC) – década de 70
3ª onda. Terapias comportamentais contextuais
A maior parte dos psicólogos clínicos comportamentais da atualidade não negligencia a importância do estudo de processos cognitivos (encobertos), sob a ótica das “Terapias comportamentais contextuais”. Esse termo surgiu a partir do que Steven Hayes e colegas denominaram Contextualismo Funcional, na década de 90, uma tentativa de retomar conceitos básicos da Análise do Comportamento ampliando conceitos do comportamento verbal para acessar processos linguísticos já abordados pela ciência cognitiva. Assim como no modelo de Skinner, o foco ainda é a função dos comportamentos na interação da pessoa com o ambiente, mas acrescenta-se a compreensão e consequente intervenção em questões, por exemplo, relacionadas à inflexibilidade de pensamentos e julgamentos, intolerância à frustrações e sofrimentos e resistência à mudança. Fazem parte desta terceira geração os modelos da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapias baseadas em Mindfulness (MBCT), Terapia Comportamental Dialética (DBT), Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).